Zotero

Zotero 1.0.10

Mantenha as suas referências bibliográficas sempre organizadas

A internet facilitou – e muito – a busca de material bibliográfico para a realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Só que o aumento considerável de fontes também complicou a vida na hora de organizar e catalogar tudo. Se você prefere não abrir mão do uso da rede mundial, baixe o Zotero. Ler descrição completa

PRÓS

  • Recupera metadados automaticamente
  • Aceita anexos e notas
  • Guarda biblioteca como playlist
  • Exporta bibliografia em diversos formatos
  • Grátis

CONTRAS

  • Não grava online a base de dados
  • Pouco intuitivo
  • Funciona apenas com o Firefox

Bom
7

A internet facilitou – e muito – a busca de material bibliográfico para a realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Só que o aumento considerável de fontes também complicou a vida na hora de organizar e catalogar tudo. Se você prefere não abrir mão do uso da rede mundial, baixe o Zotero.

O Zotero organiza todas as suas referências por data, autor, título e até mesmo tags que o programa anota automaticamente. Desde que a informação esteja disponível nos metadados da página que você visita ou no documento guardado, claro. Senão a inserção dos dados tem que ser feita manualmente.

Metadados

Uma limitação do Zotero diz respeito ao navegador. Toda a navegação em busca de fontes deve ser feita obrigatoriamente com o Firefox, pois trata-se de uma extensão para este browser. Outro detalhe negativo é que o Zotero não armazena online a base de dados.

Para suprir esses pontos existe o Mendeley Desktop, mas o Zotero também apresenta vantagens. Armazena PDFs, arquivos, imagens, links e páginas web inteiras. Exporta a bibliografia guardada em diversos formatos. Organiza a sua biblioteca no estilo das playlists dos players de áudio.

A quantidade de opções do Zotero complica um pouco o uso da extensão. Mas ser persistente é qualidade de quem quer apresentar um ótimo trabalho. Entre prós e contras, vale a pena.

Zotero

Download

Zotero 1.0.10